Agenda em Brasília (quarta-feira, 10 de abril de 2019)

Compartilhe:

A primeira atividade do dia foi com os prefeitos de Rondônia. Estavam o Governador Marco Rocha, dois Senadores, deputados federais e parte da bancada estadual, incluindo o presidente da Assembleia legislativa, Laerte Gomes. Foi uma reunião mais para dar explicações das votações que tivemos aqui no Congresso Nacional, das emendas que serão transferidas do fundo de participação, com menos burocracia, menos Caixa Econômica. Os prefeitos ficaram satisfeitos. O deputado Lúcio, que é o coordenador da bancada federal explicou sobre os recursos existentes para os municípios, a partir desse ano e o ano que vem. Recursos crescentes. Aos poucos os municípios vão tendo dinheiro extras para fazer suas obras de infraestrutura. Isso é muito importante. Houve muitos discursos, o próprio governador falou, pediu a união de todos. Eu não falei nada, fui só abraçar todo mundo. Conversei bastante. Conversa pé de ouvido, os discursos eram repetitivos, então eu não quis entrar nessa onda de mais um discurso sem resultado.

Fiz uma homenagem ao município de Guajará Mirim pelos 90 anos de emancipação. Foi um pronunciamento de cumprimento, de saudação ao povo de Guajará-Mirim. Falei deste município que é na área de preservação ambiental, preservação dos rios. Falei da pobreza em consequência disso, perguntei, o que adianta preservar e não ter nenhuma compensação? Fiz essa integração, mas meu objetivo era saudar o povo de Guajará-Mirim mesmo, mandar o meu abraço a todos, por ser uma das cidades pioneiras do estado de Rondônia pelos seus 90 anos de aniversário e criação.

Estive com Leo Moraes, deputado federal e Johny Paixão, deputado estadual. Eles vieram aqui porque são adeptos a criação de escolas militares. Eles querem ampliar as escolas militares em Rondônia. Querem mais umas quatro ou seis. Vieram pedir o meu apoio.

Os vereadores de Guajará-Mirim,   Mario Sergio, Sicsu e João Vanderlei vieram aqui trazer também seus pleitos locais. Defesa dos distritos das beiras dos rios, das comunidades indígenas. São pessoas muito queridas que a gente gosta muito. Eu falei do aniversário, eles ficaram muito satisfeitos, e me trouxeram fotos lá de Surpresa (distrito), com as cobras. Eu até citei a questão das cobras, do aumento da população de cobras na região de Surpresa e beira do rio, em decorrência das enchentes de 2014.

 O prefeito de Nova Mamoré, Claudionor e os vereadores Barroso, Altemir e Denizio (Presidente da Câmara) vieram trazer pleitos. Basicamente pavimentação asfáltica para o distrito de Nova Dimensão, que tem uma avenida grande de mão dupla de 4 km. Disse a eles que vou dividir com Lúcio Mosquini, para a gente asfaltar aquela via que é importante. É uma avenida muito intensa comercialmente, muito rica, e a poeira é demais na época da seca e lama demais nesse período e atrapalha muito o comércio, e é um distrito que tem 5 mil habitantes, é uma cidadezinha, embora seja um distrito, mas muito populosa e rica.

O Marcão, prefeito de Alto Alegre dos Parecis, o vereador Ismael. Estiveram aqui mais para uma visita. Não vieram fazer grandes pedidos, mas eu que sinto um sentimento de culpa muito grande, por ter sido o município que eu fiz menos investimento na área de pavimento asfáltico. Eu tenho uma dívida grande com o município de Alto Alegre. Não vou trabalhar muito com pavimento asfáltico, mas em Alto Alegre eu vou fazer. A gente vai parcelar em alguns anos e vamos ajudar o prefeito. Como governador eu sinto que deixei a desejar na área de pavimentação asfáltica e eu quero cumprir agora.

 

O Anildo é o prefeito do Vale do Anari, e ele esteve acompanhado do secretário de Planejamento do município. Objetivamente eles vieram pedir apoio. Vale do Anari é um município que eu gosto muito, que desde que fui deputado eu sempre procurei ajudar o município. Estive presente em todas as administrações do Município e o Anildo é um homem muito humilde, muito educado. Ele não veio com faca no pescoço, mas veio pedir o apoio necessário para apoiar o município na parte da agricultura que ele precisa muito, eu não falei de educação com ele no momento, deixei ele falar. Recebi os pleitos deles escrito para posterior análise, mas é uma pessoa muito querida.

No início da noite recebi o Pedrinho, prefeito de Cujubim e o Valtinho, vice-prefeito de Espigão do Oeste. Foi mais um bate papo. Eles vieram para conversar, logicamente eles têm algumas necessidades, mas são meus amigos particulares. Fiquei muito satisfeito com a visita.

Compartilhe: