Agenda em Brasília (quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019)

Compartilhe:

Nós tivemos numa comitiva de parlamentares, liderada pelo deputado Lúcio Mosquini. Quase toda bancada federal, mais juízes de direito, promotores estaduais, procuradora da República, com o vice-presidente do TRF1, desembargador Kássio Marques. A pauta foi o aumento abusivo da energia elétrica em Rondônia. É um tema técnico. Só o Lúcio falou, que é engenheiro eletricista, representando a bancada, e a juíza do TJ-RO, Euma Tourinho e  a procuradora da República de Rondônia, Gisele Bleggi. Foram falas preciosas, fizeram  abordagens incrivelmente técnica, de altíssimo nível, e o único objetivo é acelerar o procedimento, as datas de definição em Pleno, para poder apreciar a petição já formulada pela Procuradoria Geral da República de Rondônia.

Minha conversa com os vereadores de Candeias do Jamari foi muito agradável. Oseias, Ed Carlos e Marcos da Hora são pessoas que conheço muito bem. Eles vieram me fazer essa visita, e eu me proponho a visitar o município de Candeias  entre os dias 04 e 05 do mês que vem. Visitarei o Prefeito, visitarei a Câmara de Vereadores para apresentar meu projeto de apoio à educação, tanto para a escola Dom João Batista Costa, como as demais, durante o meu mandato. Então eles saíram muito satisfeitos. Foi descontraída a nossa conversa.

 

 

Recebi o prefeito Mirandão, é o maior de todos. Ele é lá de Costa Marques, na divisa com a Bolívia. É um município pequeno, um dos mais antigos do Estado de Rondônia. E o Mirandão precisa de apoio para governar o município. É um município sem recursos. Costa Marques está na minha lista de municípios prioritários. O Alcides do Som, me ajudou no Governo, como assessor especial de gabinete. Ele é prefeito de Castanheiras pela segunda vez. É um  município bem pequeno. Como governador ajudamos muito. Asfaltamos a cidade quase toda, e também a rodovia que liga Castanheira até Rolim de Moura. Agora ele está precisando de mais algumas coisas. Temos lá os vereadores Sidney e Isaías, grandes amigos, e o vice-prefeito que é do nosso partido. Através deles todos, nós vamos ajudar sim, naquilo que for possível.

 

 

Joaquim Teixeira é do meu partido, amigo do coração. É vereador em Ji-Paraná, já o Dugaldino eu não o conhecia. É uma pessoa muito simples, muito humilde, só veio dizer que era vereador na saída. Me fez um pedido pequeno que não vale nem a pena uma emenda, nós vamos ligar lá para o Prefeito, ligar para as pessoas, pra atendê-lo.  É uma demanda pequena, que ele precisa fazer lá no bairro dele. Mas fiquei muito feliz com a visita dos dois vereadores de Ji-Paraná.

 

 

Tive ainda uma audiência muito boa com o Marcelo Tomé, presidente da Fiero, Federação das Indústrias do Estado, juntamente com os senhores Davi Bomtempo e Havilá da Nóbrega, representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Eles vieram trazer o apoio técnico. Têm uma consultoria  forte na área da indústria, na área do emprego, na área do desenvolvimento, na área das exportações e do mercado exterior. Com isso ele veio oferecer esse trabalho, e aproveitamos para conversar. Saímos da bitola da audiência e divagamos sobre Rondônia.

 

A doutora Gisele Bleggi, procuradora da República, veio acompanhando a bancada de Rondônia e todas as instituições do Estado contra o aumento abusivo da energia elétrica, após a privatização da Ceron. Mais cedo nós estivemos no Tribunal Regional Federal  1. Ela abordou muito bem, juntamente com outros membros do judiciário, do Ministério Público estadual e representantes de outros órgãos. À  tarde ela veio aqui para fazer uma visita e trazer o ponto de vista dela e de outros membros da Procuradoria Geral da República sobre a tese da ação que defende o povo de Rondônia.

 

Fabrício Donizeti é pró-reitor de Planejamento da Unir e tem pleitos com a bancada federal. A Unir é uma universidade que precisa de investimentos em pesquisas, precisa de prédios também.  Ele está buscando essa aproximação para que os  parlamentares possam  alocar emendas de bancada para a Unir concluir as obras, fazer laboratórios e outros meios de custeio da máquina pública. Terá meu apoio irrestrito. Acompanhou a reunião a Simírame Leite, amiga antiga. Ela é assessora parlamentar da Universidade Federal de Rondônia aqui em Brasília, há 20 anos.

Estive ainda com o  Reginaldo Vale,  ele é  um procurador do Estado de Rondônia, cedido  aqui para Brasília, há muitos anos, e é um amigo. Veio me fazer uma visita de cortesia.

Compartilhe: