Agenda em Brasília (quinta-feira, 11 de abril de 2019)

Compartilhe:

Recebi no gabinete Isaú Quirino, Priscilla Colodetti e Gustavo Cruz do grupo INA (Indígenas Associados) – Ele são de uma associação ligada a FUNAI, são de funcionários da FUNAI que estão lutando para que a FUNAI continue ligada ao Ministério da Justiça e também com amplos poderes para as desapropriações de terras e fazer toda a administração dos territórios indígenas. Hoje ela está ligada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), e eles não concordam. Eu também tenho o mesmo ponto de vista, coincide com o meu pensamento que, ao invés da gente eliminar ou reduzir a autoridade da FUNAI a gente deve, pelo contrário, fortalecer.

O vereador Chapéu, de Jacynópolis, distrito de Nova Mamoré, esteve aqui visitando e trazendo seus pleitos. O distrito de sua atuação é bem distante da sede. Para ir a uma sessão na Câmara de Vereadores,  ele necessita andar mais ou menos 160 km, de moto. Um sacrifício imenso que esse rapaz tem para cumprir o mandato. Ele é único representante desse distrito, e a pressão é cruel, porque ele é a autoridade municipal e tudo que precisa, tem que recorrer ao município e ao Estado. E ele não consegue dar respostas necessárias, principalmente porque é uma região agrícola e as estradas não são boas, pontes caídas, e ele fica entre a cruz e a espada. Ele veio aqui hoje para a gente socorrer na medida do possível. E o vice-prefeito de Theobroma, Zé Abel está acompanhando o prefeito Cláudio, e os dois fazem uma dupla muito boa. O Cláudio é que está organizando todo o evento aqui em Brasília da Marcha dos Prefeitos, junto com a Confederação Nacional do Município (CNM). Vieram só me dar um abraço e me visitar.

Na Secretaria Nacional de Fazenda, a reunião foi com secretário especial Waldery Rodrigues e equipe. Eu havia feito o pedido dessa audiência quando o secretário participou da audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado Federal, mês passado. A reunião desta quinta-feira foi muito bem composta com o secretário adjunto da Fazenda, Esteves Colnago, e representante da   Secretaria Nacional de Orçamento, Secretaria Nacional de Políticas Públicas e do Tesouro Nacional. Waldery Rodrigues foi bem detalhista. Deu uma aula sobre as suas intenções referente a descentralização dos recursos para os estados e municípios, o novo pacto federativo e eu coloquei a educação no meio da minha conversa, mais como uma provocação sobre a federalização dos professores para os municípios brasileiros, como um período de 20 anos a gente fosse gradativamente aumentando.

Encontro com os alunos da Escola Militar de Itapaci-Goiás. Foi por um acaso no plenário, esses meninos acompanhados do coronel diretor, coronel da PM de Goiás estavam visitando o Senado. O Senador capitão Styvenson Valentim, recebeu a turma juntamente com o senador Cajuru que é de lá de Goiás Nós acompanhamos dentro do plenário, tiraram algumas fotos, ficaram muito satisfeitos, vaidosos, e receberam nosso abraço e nossa admiração.

Reencontro de amigos. Advogada Carolina Menezes, empresária em telecomunicações, Giselle Maiolino Furtado,  conselheiro federal OAB, Andrey Cavalcante  e advogada Joana D’arc Amaral Bortone , brindando a vida!

 

Compartilhe: