Agenda em Brasília (terça-feira, 19 de fevereiro de 2019)

Compartilhe:

O Prefeito Leomar Patrício, de Machadinho, esteve hoje com a gente. Ele sabe que  não temos ainda recursos disponíveis para atender aos municípios. Veio para conhecer o gabinete. Nem fez grandes pedidos, a não ser alguns vereadores que trouxeram pedidos para as área de estradas, drenagem e pontes. Machadinho é um município que tem 3.500 km de estradas vicinais, uma dramática situação. Foi com muito carinho que os recebi aqui. Todos os vereadores são amigos queridos. Foram muitos abraços.  Realmente foi um momento de reencontro.

 

A Prefeita Gislaine Lebrinha, de São Francisco, veio no meu gabinete com a Câmara de Vereadores inteira,  incluindo a assessoria jurídica. Ela é uma pessoa encantadora, uma líder fortíssima do Estado de Rondônia. Fiquei muito feliz com a quantidade de gente. Encheu o gabinete. Tivemos que puxar cadeira de fora. Uma demonstração do quanto ela é querida no Estado. Ela, de fato, transformou São Francisco do Guaporé. O município era um antes da Lebrinha, e hoje é outro, depois dela.

 

 

Eduardo Japonês, prefeito de Vilhena, me fez uma visita, juntamente com o presidente da Câmara e alguns secretários municipais. Ele é um prefeito novo. Veio da iniciativa privada com uma mentalidade totalmente inovadora, para aplicar na administração pública.  Todo o seu secretariado é técnico, escolhido pela competência. Alguns, ele nem conhecia. Hoje ele veio fazer uma aproximação comigo, com o nosso gabinete. Gosto muito de Vilhena, e certo é, que, na medida do possível, nós vamos ajudá-lo. Principalmente nas áreas que eu escolhi, que são  tecnologia, internet banda larga (para todos ) e também a educação.

No período da tarde  apresentei um requerimento na Comissão de Educação, para a implantação  da internet de alta velocidade em  todas as escolas brasileiras. É um sonho, mas nós vamos batalhar aqui no Senado por ele. Já foi aprovado pela Câmara, vem agora para o Senado. Vamos promover uma  Audiência Pública, com eméritos técnicos da área, para que eles possam enriquecer essa lei, para levarmos ao Plenário, pronta e acabada.

 

Tivemos uma reunião com o governador do Estado, Marcos Rocha, na Câmara dos Deputados. Ele apresentou algumas demandas para a bancada federal, Na área da saúde vamos contribuir na construção do Hospital de Urgência e Emergência de Porto velho (HEURO). Ajudaremos também na área de segurança pública. À medida que os recursos estiverem disponíveis, iremos  atendendo as demandas. Antes, toda a bancada federal esteve reunida com a diretoria da ANEEL, para discutir o aumento abusivo da tarifa de energia elétrica, já na conta dos rondonienses.

No fim da tarde recebi o Márcio Ferreira,  prefeito de São Felipe, e a Secretária de Planejamento Neiva Prindonik. Ele  é uma pessoa muito  humilde. Ele era o vice-prefeito. O prefeito eleito morreu dois dias após a posse. Assumiu a prefeitura em circunstâncias  adversas,  sem preparo adequado. Sofreu demais. Naquela época eu era o governador, lhe dei todo o apoio, e nos tornamos  amigos. Vou ajudá-lo, na medida do possível, nas áreas de  ciência e tecnologia,  na educação e na saúde. Ele ficou satisfeito.

Recebi também no gabinete o Leudo Buritis e o Zezinho Maria Fumaça, amigos do coração. Vieram só para uma visita, só para abraçar, e  bater um papo, assim, genérico, sem pautas definidas.

 

Compartilhe: