A vida ribeirinha

A vida ribeirinha

Os ribeirinhos do Rio Madeira, do baixo e do alto Madeira. Quando falo alto Madeira é acima da região de Guajará-Mirim, quando o Rio lá se chama Mamoré. Mais acima, Guaporé. E baixo Madeira, é das usinas de Santo Antônio pra baixo, até o Amazonas. Aqui, estas fotos de melancia e banana pacovan, banana de fritar, são produtos dos ribeirinhos, principalmente do distrito de Nazaré.

Mas há outros distritos que plantam frutas, que são deslocadas para serem vendidas nas feiras de Porto Velho. Mais abaixo, tem o Lago do Cuniã. Ali, já até falei anteriormente, em outro artigo no Blog, sobre o aproveitamento racional dos jacarés, utilizados em frigorífico para o abate controlado, e a carne dele se assemelha muito a dos peixes, que também é vendida nos mercados de Porto Velho.

Os ribeirinhos também vivem de pequenas roças, cultivam mandioca e fazem o extrativismo mais variado possível, principalmente o açaí, a castanha, e outros produtos florestais importantes, como o óleo de copaíba e também medicamentos naturais. Eles produzem ali o buriti, tem muita coisa importante que os ribeirinhos produzem e extraem.

E o que é mais importante, é que eles são povos tradicionais. Eles amam as suas moradias. Muitas vezes os filhos mudam para as cidades grandes, como Porto Velho e outros estados, mas sempre retornam nos festejos das suas comunidades tradicionais. Eles amam a sua região, seu povo e os seus parentes.

Essa foto aí, realmente, traduz isso tudo. E o mais o mais avançado na cabeça dos ribeirinhos é a preservação da natureza. Eles preservam a floresta. Eles vivem dos rios e das florestas. Isso é muito importante. Então é por isso que nós estamos aqui destacando nessa simples postagem uma homenagem aos ribeirinhos, a sua produção, aparentemente pequena, mas é o suficiente para a sua sobrevivência.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.