Donald Trump

Donald Trump

Vou falar algumas palavras sobre o Trump. Eu mesmo acho que ele é louco. Tem hora que penso o contrário também. Ou sou burro demais e ele superinteligente. A história é cheia de casos de governantes extraordinários. Este meu “extraordinário” não quer dizer benfeitores ou estadistas, mas, com algum parafuso frouxo na cabeça e se desembesta a fazer a roda girar em sentido contrário.

Tem os revolucionários que desejam uma nova ordem. Tem as ambiciosas que não param de ocupar outros países em busca de mais territórios e poder. Tem os guerreiros – que adoram matar. O Trump neste início de governo tem se mostrado insurgente. Imigrantes nos Estados Unidos – de jeito nenhum. Esquecendo que o povo americano é composto de todos os povos da terra.

Do outro lado, o bairrismo doentio. Como se dissesse: só o povo americano é que tem todos os direitos sobre os demais. O Trump quebra a atual ordem mundial, de acordos, instituições e relações comerciais. Primeiro ele (EUA) depois o resto.

A guerra tarifária ninguém sabe no que vai dar, inclusive, para os americanos que tem feito tanta besteira, como a crise de 2008. Ganância demais e besteira demais não se combinam.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.