Mais vagas de Medicina na UNIR

Mais vagas de Medicina na UNIR

Estive recentemente com o reitor da Universidade Federal de Rondônia, no campus de Ariquemes, com a diretora, professora Márcia, e outros professores, discutindo a ampliação dos cursos de medicina públicos na universidade. A Unir tem um curso de medicina há mais de vinte anos com apenas quarenta vagas. É muito pouco para atender as demandas da população do estado e brasileira de um modo geral, nos cursos gratuitos de medicina, porque nas faculdades particulares a mensalidade varia entre nove e doze mil reais por mês.

São poucos os pais que têm condições de pagarem uma mensalidade tão alta para esse curso. E tem muita gente que gostaria de ser médico ou médica em Rondônia e no Brasil. A nossa proposta para a universidade é de apoiar com nossos recursos de emendas parlamentares à Universidade, porque ela precisa de dinheiro para construir prédio novo da faculdade em Ariquemes e também em Porto Velho.

A gente precisa também de um Hospital Universitário e ainda da recuperação dos prédios, terminar as obras inacabadas em Ariquemes, para abrir outros cursos importantes, como a diretora deseja criar na área de inglês, que eu achei muito bom, formar professores de inglês, necessário, e também o curso de direito e outros que virão no futuro.

O prédio da UNIR em Ariquemes é centralizado na avenida principal da cidade, de fácil acesso, e nós precisamos da criação desse curso. Mas não é assim da noite para o dia que se cria um curso de medicina. Nós temos que preparar todo o ambiente adequado para as fiscalizações que virão do Ministério da Educação e também demonstrar recursos financeiros garantidores, e gente, e professores, e também as gratificações para todos aqueles que ocupam cargo de direção.

Então, o trabalho que tenho que fazer em Brasília ainda é muito longo, mas espero que nesse próximo ano ou no máximo em dois anos a gente já tenha ampliado as vagas em Porto Velho e aberto o curso de medicina em Ariquemes com 60 vagas, com direito aos alunos das escolas públicas, os negros, os indígenas, enfim, que todas pessoas pobres possam participar e fazer um curso superior de medicina.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.