Aventureiros do fim do mundo

Aventureiros do fim do mundo

Transcorria os governos militares no Brasil. Eu me formei em medicina em 1975. Já era casado. Pai de duas filhas. Os generais Garrastazu e Geisel já vinham tocando o projeto de interiorização do Brasil. Eram preocupados com a Amazônia, imensa e sem gente. O lema era “integrar para não entregar”.

A mecanização da agricultura foi iniciada. Boias frias do sul e sudeste ficaram sem empregos. Mudavam-se para as cidades grandes. Favelavam-se. A ideia era levar este povo descamisado para o Centro-Oeste, Amazônia, região de Balsas no Maranhão e uma ponta de Minas Gerais, ali por Paracatu. Promessa de terra para quem não tinha. Crédito para quem precisasse. E mais incentivos para quem quisesse trabalhar.

O colono tinha que meter a cara na mata. Machado ou motosserra, derrubar a floresta e plantar. Ou criar. Eu li num jornal sobre isto tudo. E me interessei. Peguei o rumo do Território de Rondônia. Queria iniciar num lugar que não tivesse outro médico. Queria do zero. Sem concorrência.


Quando cheguei a Ariquemes a cidade não existia. Era um vilarejo, circunscrito à beira do Rio Jamari. Casebres cobertos de palha ou de telha Brasilit. 99% de madeira. Eu não tinha emprego. Nem promessa de emprego, e resolvi acreditar no futuro. Na propaganda do Governo.

Abri o consultório improvisado, num casarão que era no passado um depósito de minério. Metade era consultório com umas quatro camas que mandei o Tarciso fazer. Puxei um “rabicho” de luz do gerador de um vizinho. A outra metade do barracão ocupado por duas famílias. E no ano 1976 foi chegando gente. Todo mundo animado. Aquele furdunço. A malária pegando feio. Muita gente morreu.

Comecei atender este povo. Mosquito pium fazia um inferno na vida dos chegantes. Perebas de tanta coceira nos braços e pernas. Eu ali. Fazendo “atestados médicos” para os colonos pegarem lotes de terra. Por fim, o Governo do Território (Coronel Humberto Guedes) derrubou uma grande árvore e estava lançada ali “a pedra ou árvore fundamental da futura cidade de Ariquemes.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.