Alexandre de Morais x Elon Musk

Alexandre de Morais x Elon Musk

Esses conflitos, esses dramas, por regulação de redes sociais e de plataformas, o mundo todo persegue no momento, para estabelecer um limite ético de circulação desse mundo superior, esse mundo dos algoritmos, esse mundo dominador, esse mundo que realmente tem nossas vidas guardadas em arquivos potentes, em servidores extraordinários de armazenagem, no fundo do mar, em países, por aí afora.

Mas a gente tem que ver, por outro lado, que o mundo foi sempre despertado por indivíduos insurrectos, indivíduos que pensavam diferente, indivíduos que rompiam com o o mesmíssimo. Isso vem desde a ciência, lá com o Copérnico. Copérnico, no ano de 1.543 falou que o centro do universo, que os planetas, giravam em torno do Sol, não giravam em torno da Terra. Aquilo já foi uma revolução.

Aí vem passando a ciência, todas as suas etapas, mesmo os filósofos gregos lá atrás, muitos deles eram indivíduos indisciplinados, que procuravam furar bolhas existentes naquele mundo tão antigo e tão primitivo, mas eles já pensavam coisas futuristas sobre o Cosmo, sobre a filosofia, sobre a felicidade, sobre a existência. Sobre tudo.

E a ciência, enfim, as grandes invenções, as grandes ousadias foram feitas por pessoas malucas mesmo. Muita gente dizia – esse que cara está fora da órbita normal. Aliás, são essas pessoas que são capazes de romper os momentos da história quando surgem com brilhos especiais, como foi, provavelmente, a própria revolução industrial do final do século XIX.

Então, aí vem esses avanços surpreendentes a cada tempo. Esse Elon Musk é um homem extraordinário, o que ele tem feito pelo mundo, mesmo ganhando muito dinheiro, tendo as maiores riquezas do mundo, ele contribuiu muito e assim, como tantos outros, na área de tecnologia, nesses últimos 25 anos, fizeram revoluções extraordinárias. Então, são pessoas diferentes, pessoas fora da bola, fora do circuito, são só eles que podem realmente fazer essas grandes mudanças no mundo por pensar diferente.

O que está havendo no Brasil, essas quirelas entre regulação e não regulação, é um fator de nós normais, tentando regular o que é normal para nós. Então vamos ver. A gente torce para que tudo ocorra bem, mas nada, nada há de segurar o avanço tecnológico. Isso é besteira. E as contribuições para a humanidade são enormes, são fantásticas.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.