Arroz com feijão na educação – cap 3

Arroz com feijão na educação – cap 3

Em 2016 resolvi (como governador do Estado) consolidar todo o meu pensamento nas metas e desejos para melhoria da educação no Estado. Depois de ter enviado em 7 anos mais de cinquenta páginas de mensagens aos Secretários. Que foram cinco.

1 – SUPERVISORES e COORDENADIRES devem sentar na sala de aula para assistir a aula de cada professor. Avaliar o professor mediante um “protocolo” elaborado. Estes “outros” que falei, serão peregrinos nas escolas. Peregrinos para treinamentos no chão da escola. Peregrinos para ajudar a melhorar o plano de aula. O professor iniciante necessita desta ajuda até ficar seguro. COORDENADORES – busca ativa de alunos e pais.

2 – TECNOLOGIA – O aproveitamento da INFOVIA RO para levar aulas de qualidade, para o ENSINO MÉDIO, para todas as localidades do Estado. Criando bons ambientes de interação do aluno com o professor distante. Treinar os tutores.

3- REFORÇO NIVELADOR – Em Rondônia há muita migração de alunos entre cidades, pelos pais que são trabalhadores rurais, garimpeiros, vaqueiros. E com isto, os alunos vão mudando de escolas. E numa mesma sala tem-se alunos com bom desempenho. Outros com péssimo conhecimento. Quase zerados. Será preciso destacar estes alunos, para receberem mais duas ou três aulas a mais de nivelamento ou reforço escolar. Para que possam progredir.

4 – EDUCAÇAO INTEGRAL – Este é um dos bons caminhos. Buscar parcerias nas cidades para que a Escola ocupe estes espaços de aprendizagem e lazer. Atrair professores especiais, mediante lei, pagamentos adicionais, conforme lei ou classificação do professor pela experiência, visando a dar mais qualidade. Por exemplo, poder se contratar um engenheiro, enfermeiro, etc.…isto pelo Conselho Escolar ou por uma OSCIP. Terceirizar a limpeza, cozinha, vigilância.

5 – ENSINO MÉDIO: (EM) – Monitoramento eletrônico de cada aluno, como ente precioso e especial. A busca ativa do aluno evadido ou reprovado. Incentivo ao menino pobre que argumenta que precisa sair da escola para trabalhar. Uma bolsa. Muito esporte e cultura no ensino médio.  Criar felicidade na escola. O EM é o terrível funil da educação brasileira. Há imperiosa necessidade de salvação desta juventude. Preferencialmente, que seja profissionalizado.

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