O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma boa política. Excelente programa de governo. A aquisição do alimento direto do agricultor familiar. E destinado às escolas, para a merenda, aos hospitais, aos presídios, às pessoas pobres e necessitadas. Além do mais, valoriza o pequeno produtor, aumenta a sua renda e a garantia da venda da sua safra.
Os bancos de alimentos também são importantes para buscar nas lavouras, nos restaurantes, nos mercados – tudo aquilo que seria desperdiçado e depois de convenientemente analisados, podem se transformar em comida boa. Os restaurantes comunitários devem ser estimulados – pratos de comida, balanceados e subsidiados às famílias pobres.
Pode se pensar: é muito subsídio para a pobreza? Eu digo, de jeito nenhum! Subsídio grande mesmo é dado para os ricos, que absorvem grande parte da riqueza e incorporam a seus patrimônios. Os ricos controlam a economia do Brasil. Tem forte influência no Congresso Nacional com um lobby competente e preparado.
Os pobres estão do lado de fora. A continuar como está, completaremos os 200 anos da morte de Rui Barbosa com o seu discurso lindo e perfeito – levado pelo vento, como aconteceu nos seus atuais 100 anos. O negócio é planejar e fazer o que deve ser feito.