Uma nova arquitetura das escolas 

Uma nova arquitetura das escolas 

O escritor Mário de Andrade na década de 30 já pensava numa escola diferente. Ele foi uma figura importante da Semana da Arte Moderna de 1922. Ele dizia que as escolas deviam ser abertas, deviam ser em grandes áreas amplas e de contatos com a natureza. Para Mário de Andrade, as escolas tinham que ter espaço para as crianças brincarem muito. É o aprender lúdico.

Escritor Mário de Andrade

Ele já imaginava isso. Logo foi considerado maluco. Foi demitido, porque realmente as escolas referências eram as escolas católicas. A escola Marista, as escolas religiosas, elas tinham aquele rito duro, disciplinado. Mário de Andrade estimulavam as meninas a correr, saltar, rolar, brincar de balanço, de escorregar. Então, ele tinha outra mentalidade, a de aprender brincando.

As escolas devem ser pensadas hoje de uma maneira muito diferente. O clima está aumentando, ainda mais na Amazônia. As escolas têm que ter janelas largas, grandes, bem projetadas de tal forma que o vento entre de um lado, saia do outro. Que as escolas tenham uma ventilação natural, que tenha as claraboias, os espaços de centro no miolo dos prédios, onde o ar realmente movimente ali dentro.

O segundo lugar é que as escolas devem ter corredores largos, bem ventiladas. Outro fator é a claridade. Para economizar energia as escolas devem ter a luminosidade natural, deixar os espaços onde entra o sol. É muito importante a claridade pra evitar mais gastos de energia elétrica nas escolas.

Terceiro, os pátios devem bastante brinquedos para as crianças também aproveitarem brincadeiras de acordo com a sua idade, ter uma diversidade de espaços. Os pátios, as áreas não cobertas serem bem arborizadas, bem gramadas.  De tal forma que esse ambiente arborizado, gramado, florido, também irradie uma onda ambiental saudável para os alunos.

As escolas devem ter estações de tratamento de esgoto, não fossas e poço comum. Vai construir a escola? Já compre baseado no número de alunos uma estação de tratamento de esgoto. O esgoto tratado ali mesmo sem precisar de carro fossa pra esvaziar privada. Essas coisas todas. Então, isso é fundamental.

As escolas devem também reter a água da chuva das goteiras, dos beirais. A água da chuva guardada em reservatórios utilizado pra aguar plantas, pra lavar calçadas, pátios. Para a limpeza geral o correto é usar essa água da chuva.

Então, uma série de atitudes modernas ambientalmente seguras e sustentáveis para a construção das escolas. O aluno já pisa nela e já vai sentindo o ambiente gostoso, diferenciado, ao entrar na escola. Ele já vai saber por que a importância da água armazenada, do esgoto sanitário, dos banheiros. Por exemplo, com essas torneiras de plástico, isso não aguenta. Tem que ser torneiras definitivas como se fossem aquelas torneiras usadas nos quarteis que é difícil quebrar.

Eu propugno, eu falo, defendo as escolas diferenciadas hoje em dia para evitar os caixotões quentes, horrorosos, claustros educacionais onde ninguém suporta o calor ali dentro. Então a gente deve mudar e essas mudanças devem obedecer a esses rituais modernos da arquitetura escolar.

 

 

 

 

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