Basta bater o olho para se saber que aquela pastagem está degradada. O capim, mesmo nas chuvas, não consegue encorpar, crescer, vicejar. Ficam em moitas ralas. Área de cheia de cupinzeiros. O rapa tudo. E não engorda. Nem dá leite adequadamente. E todo mundo fica na ilusão de ser fazendeiro. Na realidade, neste cenário, não tem lucro.
Para recuperar as pastagens degradadas, precisa de dinheiro. E muito dinheiro. A terra no decorrer do tempo se compacta. Casca dura. A água da chuva não penetra nela, escorre. O gado, por anos, pisoteando, socando a terra. Tem tanta área degredada de pastagem no Brasil. Se recuperadas daria um salto de produtividade. Nem precisaria desmatar mais nada.
Quando o terreno é plano, tem a oportunidade de plantar soja, milho, algodão e mais tarde, retornar ao gado. São milhões de hectares assim. Precisa de muito dinheiro. Conscientizar os produtores. Quem sabe, vender um pedaço de terra, para arrumar o resto da fazenda. O Brasil tem muito espaço para aumentar a safra de grãos. Justamente, usando bem, as áreas degradadas de pastagens.