Arroz com feijão na educação – cap 2

Arroz com feijão na educação – cap 2

Em 2016 resolvi (como governador do Estado) consolidar todo o meu pensamento nas metas e desejos para melhoria da educação no Estado. Depois de ter enviado em 7 anos mais de cinquenta páginas de mensagens aos Secretários. Que foram cinco.

  1. PROTEÇÃO DO PROFESSOR: Esta expressão é do Professor José Roberto Specht (educação física) – Seria valorizar o professor. Não somente com o aumento salarial. Mas, um conjunto de ações, como mais atenção, ouvi-lo mais, os treinamentos, as premiações, reconhecimentos, incentivos, também apoio psicológico porque muitos vivem esgotados, ansiosos, estressados de tanto trabalharem. Para melhorarem a renda, chegam a acumulação de contratos e não veem os filhos crescerem. VALORIZAR os professores de periferia e das regiões de difícil acesso.
  2. VALORIZAR O MÉRITO DO PROFESSOR – Aqui, está o segredo e a magia de tudo. Sem uma boa aula, um bom professor, não se melhora a qualidade da educação. Todos os bons exemplos do mundo, na educação, vieram com a valorização do professor. Não somente, com aumento de salários, mas, com a preparação deles, avaliação do desempenho, que deve ser medido pelo aprendizado do aluno.
  3. No Chile os professores são classificados por categorias. Inicial, Intermediário e avançado. Os professores devem ser incentivados a serem promovidos, como os funcionários da Caixa, Banco do Brasil, Ministério das Relações Exteriores e as Forças Armadas. Até mesmo da Polícia Militar do Estado.
  4. O professor só deve subir de nível depois de avaliado por instituição devidamente qualificada
  5. Diferenciar e premiar
  6. Abrir a possibilidade de contratação de professores ou mesmo entregar algumas escolas para Organizações Sociais, de porteira fechada ou no modelo misto. Como já funciona a Escola Marcelo Cândia, Bairro Marcos Freire, Zona Leste Porto Velho, dirigida pelas Irmãs Santa Marcelina.
  7. Escolha de diretores- gestão democrática e uma prova seletiva para avaliar conhecimento de gestão escolar e de política de educação
  8. Escolha das Coordenadores pelo mérito e não por indicação política.
  9. GESTÃO: Assim, como se deve fazer com o professor em sala de aula, a equipe diretora deve ser treinada. Não somente uma vez, no início do mandato. Mas, com frequência anual. Estado deve intervir quando a escola não atingir metas.

Acompanhe o próximo capítulo

 

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