Os catadores e recicladores de lixo são importantes demais nas cidades e também para a economia. No entanto, são pessoas pobres que saem pelas madrugadas com suas carriolas, charretes, enfim, suas bicicletas, fazendo a catação de latinhas, papelão e outros materiais que podem ser reaproveitados. Depois de separados são revendidos para indústria.
O que a gente vê habitualmente é a não valorização dessas pessoas, por serem pobres, alguns vivem exclusivamente nos lixões, como antigamente existia, ainda existem em muitas cidades brasileiras os lixões, disputando os produtos com urubus, cachorros e outros mais, e parece que são gente do outro mundo, que não são humanos, para muitas pessoas. Mas com esse trabalho é que eles mantêm aos seus filhos com a alimentação, vestuário e até mesmo a educação.
Os recicladores e catadores merecem uma atenção muito especial do poder público. Primeiro, melhorando as condições do trabalho deles, a segurança, e, segundo, até linhas de créditos especiais para que eles possam ir gradativamente melhorando o seu padrão de vida, como empreendedores, aprimorando os seus barracões, aperfeiçoando os equipamentos para que eles possam fazer a reciclagem com proveito financeiro compatível com seu esforço.
Eu, da minha parte, mesmo como deputado, prefeito, governador e agora senador, sou um apoiador incondicional dos catadores recicladores de lixo.
Clique no link e ouça a crônica