Na educação, para melhorar o nível de conhecimento das crianças, das pessoas, posso dizer que todo mundo já sabe o que deve ser feito, pois é como comer arroz com feijão, o que todo mundo sabe. Nós compreendemos que, para melhorar a educação, nós temos que ter professores capacitados, professores que realmente gostem do que fazem, e que tenham condições de transmitir conhecimento. Então a preparação dos professores é indispensável, principalmente dos professores alfabetizadores.
Aí a gente fica pensando… como preparar professores alfabetizadores? Como melhorar o nível dos professores? A gente não precisa buscar professores na Noruega, na Finlândia, na Suécia, na Dinamarca, ou em qualquer dos países que têm um nível educacional muito bom. Basta que a gente destaque na escola aqueles chamados professores formadores.
Com pequena arrumação, com pequena preparação dos professores formadores, eles vão formar outros professores na própria escola ou então no município. Basta destacar um ou dois professores para serem professores formadores, professores alfabetizadores. Porque se fizermos uma boa alfabetização, ninguém vai segurar essa criança no futuro. Isso é realmente muito importante.
Agora, o problema brasileiro é a complexidade. O MEC fala uma coisa, o governo do estado fala outra, e cada município faz outra. Há também a separação das atividades, as competências. A União cuida do ensino superior, o Estado, do nível médio, e os municípios, da educação básica. E como é difícil a gente conseguir convencer todos os prefeitos do Brasil a colocar a educação como prioridade.
Então, fica um aqui ou acolá fazendo a sua parte, e o restante, indiferente. Muitos deixam de lado a educação porque a educação não dá voto. Acham melhor tapar buraco no asfalto, fazer um recapeamento, porque um asfalto na rua agrada a população. Mas isso não melhora o país, não dá nenhum impacto no crescimento nacional. E isso é realmente prejudicial ao próprio país.
A educação deve fazer pauta das eleições deste ano. É necessário que os candidatos a vereadores e prefeitos discutam a educação e a estudem, senão não adianta nada, nós continuaremos do mesmo jeito, e daqui a 50 anos vamos ficar reclamando de que não fizemos no passado.
Não tem outro jeito, para que o país possa se desenvolver, é indispensável uma excelente qualidade da educação.