Eu presido a Comissão de Infraestrutura do Senado (CI). Significa uma comissão grandiosa, uma comissão que cuida de coisas importantes do Brasil. Nós temos em nossas mãos grandes projetos transformadores no Brasil, principalmente para o próprio desenvolvimento no setor energético. O Brasil como está já é uma potência de energia limpa em comparação com outros países que queimam muito petróleo e carvão nas suas usinas geradora de energia.
No Brasil temos energias limpas a partir das hidrelétricas, a partir das estações de energia solar. Hoje todo mundo está colocando a energia solar nas suas casas. Já existem grandes usinas de energia solar e a energia dos ventos, que é a eólica. Em nossa comissão trabalhamos outros projetos nesse sentido. Por exemplo, o Combustível do Futuro que passou pela CI, depois pelo Plenário e sancionado. Isso é grandioso.
Nós temos também um projeto de lei que está conosco ainda sobre a responsabilidade de um senador do Maranhão, Weverton, esse projeto é sobre a geração de energia em offshore. Offshore significa em alto mar. Quer dizer, fora da costa brasileira.
Essa energia dos mares, eu falo energia, porque a gente pensa somente na energia eólica, dos ventos, porque no oceano tem muito vento. Ela vai movimentar as pás desses cata-ventos e produzir muita energia para o Brasil. Então a energia offshore ela já já será aprovada e é também uma modalidade fantástica. Os empresários querem investir, já estão investindo. Mesmo sem lei, mas a lei vai normatizar, vai regulamentar o setor.
Entre as energias limpas nós temos a energia vinda da cana de açúcar, da biomassa do bagaço da cana, de todas as formas de massa, elas podem ser transformadas em energia. A energia do gás natural é muito importante pra utilizarmos e temos ainda o biodiesel. Veja bem a quantidade de energia que temos pra movimentar a nossa malha de transportes.
Isso é um mundo admirável que o Brasil sairá na frente, porque estamos produzindo energia que emite pouca poluição, enquanto os outros países poluem muito. Então, o Brasil entrará com uma vantagem comparativa grande em relação a outros países do setor de energia. Com certeza vai estimular uma nova economia no nosso país.