Governo bom ajuda. Governo ruim leva todo mundo para o buraco. Pena que governo ruim acha que é bom. Não tem desconfiômetro. E a turma de ministros procura garantir seu posto. E nada de contrariar o chefe. Isto tudo no presidencialismo. No parlamentarismo é diferente. Os atos impensados, populistas de um governo, podem alterar a vida produtiva. Pode alterar o investimento externo e interno em projetos de desenvolvimento.
A grande função de um governo é a de não atrapalhar quem trabalha e quem produz. Deve criar regras e por limites aos abusos. É por isto que se deve ter sindicatos. Entidades da sociedade civil capazes de frear abusos. Além de um congresso forte e independente. Dizem por aí que a política tem muito de loucura. E o que o poder seduz e corrompe.
O presidencialismo precisa, mais do que em outros regimes dos freios e contrapesos. Para assegurar a ordem e evitar os abusos. Eu não gosto de extremismo. E nem sigo extremistas. Porque são perigosos. E ao final, arregimentam seguidores, como todos aqueles que tem suas crenças. Mas, não tem razão.