O Projeto de Lei que regulamenta o mercado de carbono, de extrema necessidade para o Brasil, passará por uma nova análise aqui no Senado. Essa regulamentação vai abrir boas fontes de negócios compensadores. Eu espero que venha proteger e garantir também um crescimento sustentável da Amazônia.
As nossas florestas naturais, as árvores em pé, poderão ser valiosas, como retentora de carbono. O que que é uma árvore? Uma árvore é um armazém de carbono, as suas folhas, através do sol e da água realiza um fenômeno químico fantástico que é a fotossíntese, e com isso, a árvore capta da atmosfera o gás carbônico e libera oxigênio para a natureza. Esse gás carbônico é guardado nas raízes, nos troncos, nas cascas, nas folhas, nas flores e nos frutos.
O carbono nada mais é do que uma árvore em pé, pesada. Ali é o peso do carbono. Então, nós estamos querendo negociar essa capacidade que tem o Brasil de absorver da atmosfera algo que polui, e em troca nós estamos liberando oxigênio para o mundo.
Além da floresta, também produzir evaporação, essa evaporação produz os chamados rios voadores que levam a chuva para o Centro-Oeste, Sudeste e para outras regiões do nosso país e do mundo.
Então, a regulamentação do mercado de carbono abrirá também um grande negócio internacional sobre a venda desse ativo guardado e estocado, ainda sem um valor monetário real, que é o carbono retido nas árvores ou na floresta