A Escola de Chocolate

A Escola de Chocolate

Eu acho que o pequeno produtor rural de Rondônia, da Amazônia toda, deve plantar uma moita de cacau. Eu falo moita de cacau acima de 250 pés de cacau na sua propriedade. Uma área pequena, um canto de pastagem degradada que pode passar uma cerca e plantar ali uma roça de cacau.

Mudas de cacau

O cacau bem cuidado, bem trabalhado, ele produz durante 40 anos. É como se fosse um filho, que nasce, vai crescendo, até se tornar maduro. São 40 anos produzindo. A partir do terceiro ano o cacau começa a produzir. Ele bem cuidadinho dá uma renda muito boa. O quilo do cacau hoje está custando 52 reais. Eu me lembro quando o Cacau é valia oito reais o quilo. Hoje está cinquenta e dois. E o mundo todo consome chocolate.

Então, no Brasil tem muita terra, tem muito pequeno produtor rural. Os grandes plantam soja, milho e algodão. Os pequenos plantam de tudo um pouco. Então, o cacau deve fazer parte do acervo dos plantios de um sítio. É muito importante diversificar. O pequeno produtor tem algumas vacas leiteiras, um cafezal, tem um mandiocal, tem as galinhas, tem os porcos, ele planta cacau, ele planta banana.  E assim diversifica na sua propriedade com os consórcios florestais as lavouras. Daí a pouco o pequeno produtor está com uma renda muito boa.

Ele não precisa ver os filhos saírem pra rua. Pra trabalhar, ir para outros lugares. Ir para o mau caminho. É importantíssimo que o pequeno produtor tenha renda, tenha dinheiro. Ele educar seus filhos, pagar uma escola, comprar um carro, ter conforto em casa, isso tudo é possível através da diversificação da propriedade. Não precisa de muita gente, a própria família cuida.

Então, nós colocamos, eu como senador, destinei recursos para o Instituto Federal de Educação (IFRO) no município de Jaru construir a escola de chocolate, justamente pra ensinar mulheres, homens e pessoas interessadas a produzir o chocolate artesanal, bonito, gostoso, pra vender de porta em porta, pra comercializar para presentes de aniversário, para presentes de pessoas que estão visitando. Isso é muito importante. Eu recomendo o plantio do cacau nas propriedades rondonienses.

Tenho certeza absoluta que nós vamos aumentar muito a nossa riqueza, a nossa renda, a valorização das pessoas, a dignidade da pessoa humana através dos recursos. O pequeno não quer dizer que seja pobre, miserável. Ele pode viver bem, dignamente. Então essa é isso que eu recomendo. É a diversificação. Café, cacau, banana, mandioca, porco, galinha, cavalo, charrete, o gado leiteiro

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.