Eu recomendo para os leitores deste blog assistirem ao filme – “Argentina 1985”. E também o documentário “Marighella”. Só para se introduzir no debate. Se quiserem aprofundar ainda mais, estude sobre as ditaduras na América Latina, tanto de direita como de esquerda. E avancem mais sobre as causas, efeitos e consequências da Segunda Guerra Mundial. Tem que assistir e ler como um aluno que precisa entender a história.
De qualquer forma, o que se pode perceber é que sempre houve o conflito entre direita e esquerda, radicais, entre governo de um e governo de muitos. No fritar dos ovos, o sangue é derramado, uma ideia quer superar a outra, um homem consegue se impor, o seu discurso encontrar guarida e o resto, você já sabe, é o terror. Vá lá na Revolução Francesa e veja as labutas perversas que aconteceram, até que pudesse chegar à democracia.
Recomendo a leitura de um clássico da literatura política – “A Democracia na América” de Alexis de Tocqueville, escrito em 1828 e é tão atual, como se fosse escrito hoje. Mais que ideias são os interesses que separam as pessoas.
Tudo que está acontecendo no Brasil de hoje, como a intentona do dia 8 de janeiro deste ano, o motivo é conhecido – os interesses das pessoas. Porque na vida, o que nos move, mais que os ideais, são os interesses.
Pode pesquisar e entrar a fundo, você verá, lá na frente, a causa real de tudo. Foi assim, que a escravidão foi mantida no Brasil, como uma atividade econômica normal, amparada por leis nacionais, por mais de 300 anos.
Eu vivi a ditadura militar brasileira e não tenho nenhuma saudade.