- DUELO NA FRONTEIRA – é o nome de uma festa folclórica na cidade de Guajará-Mirim. Fantasias, alegorias e danças no estilo de Parintins. Mexia com o povo da cidade e do Estado. Belas toadas. Movimentava o Estado. Duelo entre dois “bois bumbás”: Flor do Campo e Malhadinho. Havia torcidas no estilo Fla-Flu. Há três anos que não mais acontece. O que é uma pena.
- Ontem, à noite, Dr Júlio me ligou de Guajará-Mirim. Velho médico, aposentado, agarrado à cidade, de onde ninguém o tira : – Confúcio nos ajude. Estou ouvindo dizer que vão desativar a Suframa e seu entreposto da cidade. Será um caos econômico. Mais de trezentos armazéns e casas que estão alugados e de empregos que serão perdidos. Onde há fumaça, há fogo.
- MAIS MÉDICOS – um programa que deu certo. Agora o Governo envia, ao Congresso, um novo programa: MÉDICOS PELO BRASIL. O que queremos mesmo é que distritos, comunidades isoladas e cidades pequenas tenham médicos e equipe de saúde completa.
- ENVELHECIMENTO – O Brasil está envelhecendo. Além da Previdência, há outros fatores importantes para abranger a população crescente de idosos: solidariedade, ecologia e tecnologia. O Estado solidário e o Estado acompanhante. Importante a promoção da saúde, a educação de longo prazo, a adaptação das moradias, a melhoria das condições de trabalho e a garantia do alimento.
- MARECHAL RONDON – Extraordinário brasileiro. Cumpriu as mais duras missões que lhe foram conferidas. Humanista. Amava os índios. e os protegia. Darcy Ribeiro foi um dos seus discípulos. Rondon amava a Amazônia. Eu mesmo, quando cheguei a Rondônia, ainda encontrei o posteamento e cabos telegráficos construídos por ele.
- MUNDO INTELIGENTE – é uma expressão da tecnologia. A interligação de tudo com tudo. Já estamos agora, fazendo parte dos pacotes de dados. Daqui a cinco anos teremos o celular ligado a geladeira, ligado a lixeira, ligado a porta da casa, ligado às câmeras de segurança das ruas. Um conectado com o outro. Seremos um “monstro” nas mãos de poucos. Que irão brincar com nossas vidas.
- FEMINICÍDIO – até acho que as tragédias diárias de hoje, sempre existiram. Só que agora, vêm a público, estarrecem a todos e escancaram mais esta vergonha nacional. Na vida de casal todo mundo deve meter a colher mesmo. E formar redes de proteção:
- TASSO JEREISSATI – Senador é um craque. Em menos de 30 dias já fechou seu relatório da Previdência no Senado. Prontinho para ser pautado e votado. Tasso é um Senador de respeito. E uma liderança comprovada;
- DESEMPREGO – É um tormento e um horror social. Como enfrentar a tecnologia que não para de arrochar o emprego, levando todo mundo as cordas? Teremos que ir tateando soluções práticas. Conduzindo o nosso povo, de volta às escolas de boa qualidade . Principalmente, as escolas de periferia e as rurais. Formar técnicos de nível médio, polivalentes.
- SARAMPO – Eu tive sarampo quando menino, como também tive coqueluche. Não peguei a paralisia infantil por misericórdia divina. Vacina – nem se falava. Agora, o SARAMPO ESTÁ DE VOLTA. A vacinação deve ser em massa: nunca, nunca, nunca, pode haver economia e nem aceitar a palavra crise econômica.