Agência Nacional de Mineração (ANM)

Agência Nacional de Mineração (ANM)

A Agência Nacional de Mineração antigamente era o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), que foi extinto. Temos agora a ANM. Gente, garimpeiro tem em tudo que é canto. Minas Gerais é um garimpo só. Andando por Minas Gerais você vê a buraqueira que tem nas cidades antigas, nas novas, ou vê garimpos que já foram fechados. Pra você ter uma ideia de por onde passaram garimpeiros nesses últimos quinhentos anos.

Então, a mineração é uma atividade econômica muito útil ao crescimento do país, né? Por exemplo, a produção de petróleo, a produção de minérios. Minério é tudo. Uma areia é minério. O cascalho, que é a terra na rua, posso dizer que é um mineral. Um barro que vai fazer uma telha, um tijolo, é um mineral, não é? O barro de cerâmica! E tem o ouro, tem o estanho, tem o níquel, tem o diamante, tem o manganês, tem o nióbio, tem o lítio, e assim tem tantos minerais por aí. Basta olhar a tabela periódica, com os elementos químicos, de Mendeleiev, sei lá, um russo que descobriu essa tabela periódica. Então, é riqueza na veia.

Você vê aqui a Vale do Rio Doce e tantas outras grandes mineradoras. Eu mesmo, no passado, trabalhei como médico, por uns dez anos, numa mineradora aqui em Rondônia, dentro do mato. Foi na empresa Massangana, do grupo Paranapanema, que há pouco tempo fechou as portas no Brasil.

Então, vejo como a mineração é uma atividade econômica rica, importante, geradora de empregos. E é por isso que a gente precisa dessa agência nacional organizada, com pessoas. Hoje em dia chegam pedidos pra pesquisas e demoram anos pra fazer. O imposto sobre produção mineral (CEFEM) não é cobrado porque não tem gente. Isso dá um prejuízo muito grande, principalmente para os municípios produtores de minerais.

A Agência Nacional de Mineração é indispensável para o crescimento do Brasil, para a geração de riqueza, para a geração de impostos, para todo mundo. Ela é extremamente importante. Eu sou senador, e estou trabalhando em Brasília justamente nesse sentido, no de pressionar, no de conversar com o governo para organizar, fazer concursos públicos para que a Agência Nacional possa ter pessoal qualificado que atenda toda a demanda do Brasil, afinal o Brasil é grande, o Brasil é um continente. E nós precisamos de muita gente pra aproveitar as riquezas minerais do país.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.