Educação financeira (o que fazer agora?)

Está difícil aconselhar, porque ninguém sabe mais nada de nada. Com as quedas dos juros, baixa da inflação, o crescimento ainda baixo, pouca gente sabe o que fazer com algum dinheiro que tenha. Ainda mais com as influências externas – uma guerra aqui, um rosnar ali, um vírus novo acolá, o Brexit na Inglaterra (o que é que temos com isto?) – tudo, tudo mesmo, termina influenciando por aqui também. O mundo é uma aldeia. E todo mundo se pertence. Dinheiro na poupança, hoje em dia, quando se coloca mil, recebe-se no fim do ano novecentos. E muitas aplicações que eram razoáveis, não são mais.
Termina que o mais acertado é trabalhar, não inventar muita moda. Se trabalha no sítio, plante e venda. Se cria gado leiteiro, cuide das vacas. Se gado de corte, engorde e venda. Mantenha a atividade, a oficina aberta, o salão de beleza e vá se mexendo como pode, com a mais “brutal” segurança.
Falo brutal segurança, para não dizer – desconfiança. Segure seu emprego com unhas e dentes. E só gaste o que tem garantido. E dê um jeito para aumentar sua renda, mesmo que seja fazendo bico.
O mercado de ações é como jogar o anzol em águas turvas. Não enxerga o peixe e termina fisgando um tracajá ou um galho. Se você tem dinheiro, e não sabe onde aplicar, encha o travesseiro com ele e durma sobre a grana. Quem sabe sonhando, não venha ter alguma iluminação.

 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.