Ensino médio (mediação tecnológica)

Vocês podem dar uma olhada nos meus discursos quando fui Deputado Federal. Falei muito sobre Educação a Distância como única maneira de levar a educação, com qualidade e excelência, para jovens, principalmente, dos estados da Região Norte. Falei, falei.

Até que, por fim, o Presidente Fernando Henrique Cardoso, no seu primeiro mandato, criou a Secretaria Nacional de Educação a Distância (EAD), que vinha andando por conta e risco, na Universidade de Santa Catarina. Conheci por meio do seu primeiro Secretário – Professor Pedro Paulo Popoviki, grandão, lá da Unicamp (Campinas). Sem nada, ele começou.

A mediação tecnológica que Rondônia colocou no ar é um extraordinário projeto, baseado no Estado do Amazonas. Fez sucesso por lá, mas ainda não está pleno por aqui, justamente, por falta da internet de boa qualidade em todos os pontos e salas de aula para o ensino médio. As aulas são fantásticas. Lindas. Perfeitas. Está faltando a cereja do bolo. Apenas, a cereja do bolo. A internet de alta velocidade. Mais treinamento para os monitores. E o tablet para os alunos fazerem a interação com os professores (incríveis), que geram as aulas diretamente do Instituto Federal de Educação em Porto Velho (os professores são do estado).