FLAMENGAR (Domingada)

  1. FLAMENGAR – O Brasil está precisando de alegria. De soltar o grito. Todo mundo: vascaíno, botafoguense, a torcida do Fluminense. A gente merece mesmo ganhar este mundial de  clubes. Depois, o psicológico melhora e puxa o país para cima. Estou aqui, roendo as unhas.
  2. TONGA DA MIRONGA – Sei lá, cada uma que aparece, que não está no gibi. Sonhei que estava numa coceira danada, por “micuim” (larva do carrapato) e “cafubira (a mesma sarna). A vida é isto mesmo, coça aqui, coça ali, até a alma subir.
  3. VERGONHA NA CARA – Morar em cidades, comunidades, exige regras mínimas de comportamento. Por exemplo, não jogar lixo na rua, mesmo pequenas coisas como palitos, cigarro, casca de frutas, pape, etc. A cidade inteligente começa com lixeiras e educação do povo. É muita falta de “escolástica”.
  4. MADRI – Chega ao fim mais uma conferência sobre o clima no mundo, a COP-25. Objetivo é conter o aquecimento global; cumprir as metas de Paris 2015.  Parece que ninguém está levando a “coisa” a sério. Cresce a liderança da menina sueca Greta Thunberg,  referência mundial desta luta.
  5. CIDADES INTELIGENTES – A cidade que consegue expressar o sentimento das pessoas. A cidade é o que os seus moradores são, pensam e sentem. Quando fui Prefeito de Ariquemes, dei o slogan- “Ariquemes: cidade feliz”. E vai se colocando a tecnologia, a limpeza, a faixa de pedestre, a escola, as praças e todos os impactos emocionais vão se transformando em coisas bonitas.
  6. ESCOLA LUCIANA MARONARI – Área rural de Nova Mamoré. Fica a 20 quilômetros da cidade, ninguém reclama. Sua diretora, Gigliane Ângela, me disse que tudo vai bem por lá, os alunos estão aprendendo, espera o melhor IDEB este ano, e que está precisando, apenas, de 350 carteiras escolares. Está cansada de remendá-las.
  7. ÍNDIOS E TÉCNICOS EM AGROECOLOGIA – Isto mesmo, a Escola Abaitará entregou uma turma de indígenas, aldeias de Guajará-Mirim,  formados em agroecologia. E agora José? Os meninos voltaram para as aldeias, o que farão por lá sem uma tutoria, assistência técnica e planos para melhorar suas vidas, recursos para aproveitar bem as riquezas locais? – Tem tanta coisa linda para eles desenvolverem. Tantas!!!
  8. MINHA AGENDA – Dei uma olhada na minha agenda de contatos. Foi se acumulando por anos. Tem gente que não sei mais quem é. Outros mais ou menos esquecidos; tem os lembrados e nunca falados. Tem os amados, girassóis desaparecidos. Só vi “R e o S” por enquanto. Reis Fernandes, cadê sua voz na madrugada do Jaru? Sebastião Conti, que tanto combateu grileiros em terras particulares? Severo e a sua alfaiataria de ternos e “blazes”? Ronaldo Lanes, o incansável fazendeiro. Parei. Parei, porque me emocionei. Todos já morreram.
  9. MAGRÃO – (São Felipe) Olá caro amigo, saudades. De você mesmo, magro, alto, ligeiro em tudo. O seu chapéu enorme, a sua cortesia, sua porca de estimação, o ônibus escolar cheio de meninos, que você tanto ama. Alma generosa e grande, que por si, enche o mundo de bem-aventuranças.
  10. A NOVA ECONOMIA DE FRANCISCO – Ele mesmo, o papa. Está juntando gente boa na área, para discutir um novo rumo para a economia. Diferente do modelo trivial, liberal, concentrador, rentista e o mais grave, gerador de exclusão e desigualdade. O grande encontro será em Assis, na Itália, em março e abril do ano que vem. O modelo neoliberal tem o mesmo efeito de uma guerra sanguinária, um “nazismo” por outros meios. E não tem nada de humanitário. É por natureza injusto.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.