O Brasil real

O povo brasileiro, em sua maioria, desconhece a realidade econômica do nosso país. Quando muito, ouve apenas que passou mais uma década perdida. Perdida pelo baixo crescimento econômico e pelas consequências que advém de tudo isso: o desemprego, a desigualdade, cidades repletas de moradores de rua e aumento da extrema pobreza.

Por que o Brasil vem se revirando sempre assim? Perdendo tempo. E a situação ficando cada vez mais difícil?

Estamos perto dos 200 anos da Independência do Brasil. Esse tempo não se recupera mais. O que teremos que fazer de agora em diante é pensar nos próximos 100 anos. Teremos 100 anos para recuperar o nosso país. Subir degraus com firmeza.

E pegar sério. Fazer as reformas necessárias. Ajustar as nossas contas públicas. Uma política de Estado pela melhoria da qualidade da educação. Não se pode viver eternamente com déficits astronômicos, não sobrando quase nada para investimentos.

O Brasil foi conduzido no lombo do burro. E agora, continua lento, conduzido no lombo do caminhão. É muito caro o frete. Não dá para cobrar impostos somente para pagar funcionários públicos, pensionistas e aposentados, e manter algumas castas privilegiadas.

Claro que poderemos crescer e prosperar. Basta deixar de ilusões.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.