Profissões do presente e futuro

Profissões do presente e futuro

Assim como a Marta, menina pobre, que acabou de fazer 18 anos, concluiu o segundo grau, está às voltas com um oceano de dúvidas. Há também milhões de jovens neste nosso Brasil varonil. Ela fica girando em torno de si e seus ideais, o de fazer o curso de medicina, mas, quando pensa na concorrência nas universidades federais e o preço estratosférico nas escolas privadas, ela se constrange, deprime e atordoa.

E vai se tratando de escolher outros cursos na área de saúde, mas, termina ficando do mesmo jeito. Lá vai ela para o lado das “humanas”. Outro sonho incrível que sempre teve foi a veterinária, vez que seu pai é vaqueiro e ela sempre adorou andar a cavalo pelos pastos, mexendo com vaca e bezerros. Sabe tirar leite.

Correu a vista no mundo admirável das tecnologias, dos cursos que tudo indica que terão oportunidades rápidas de trabalho. O mundo digital. Nem imagina se falar em inteligência artificial, o mercado financeiro, a Internet 5G, startups, jogos (gamers), multimídias, criptomoedas, bancos 100% digitais. Mas, aonde devo ir, gente? Aonde, pelo amor de Deus?

A Marta cada dia mais só tem dúvidas e não sabe por onde começar. Dinheiro não tem. Vontade demais. E vai indo assim, com um saco de dúvidas, então disse a ela: – minha filha, vamos fazer um curso técnico de 1 ano ou 2 anos, e arrumar emprego, ganhar dinheiro, por pouco que seja, 3 mil, até 4 mil – se estabilize, ajude a seus pais, tome um fôlego, trabalhe primeiro, para depois de alguns anos, mais madura, você possa escolher com mais segurança o curso superior dos seus sonhos e das suas razões.

E se for o caso, escolher estes citados aqui, até outros no oceano do agronegócio, das minerações, da prestação de serviços e vai em frente, porque você terá o seu lugar na terra e no céu.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.