Queimadas (domingada)

  1. Goiás – o clima está quente. Goiânia ontem, 36 graus Celsius. Secura, também na  vegetação do cerrado. Entre Anápolis e a capital, muitos focos de incêndio. Corpo de Bombeiros e brigadistas num esforço incomum.
  2. Goiás e Brasília – seca absoluta, mais de 120 dias sem chover. Estou escrevendo esta DOMINGADA, às 2h da manhã, na sacada de um apartamento.  Temperatura amena, ventos agradáveis.
  3. Brasil Central, Rondônia e Tocantins – estão juntos no primeiro Consórcio de Estados, uma extraordinária iniciativa, orientada pelo Dr Mangabeira Unger. Deu tão certo a organização, que hoje em dia, todos os Estados formaram consórcios. Um ente federativo forte mostrando que o país reage.
  4. Projeto Rondon – Belíssimo programa, fantástico. Agora, em parceria com estados e municípios. Vem desde o ano de 1966 com a finalidade de mostrar ao  jovem universitário a realidade brasileira. Conhecer cidades pequenas e pobres, ajudar, trabalhar, sentir a vida como ela é.
  5. Homem Aranha – “Grandes poderes, grandes responsabilidades”. Mensagem final de um dos seus filmes. Sendo bem claro e didático, ao mostrar que não se pode aproveitar o poder para tirar vantagem pessoal.
  6. Política do Clima – o mundo inteiro tem um compromisso escrito, com raras exceções. E a coisa está andando. A redução de emissões de gás carbônico na atmosfera.  As fontes de energia limpa, energia solar e dos ventos. As hidrelétricas, onde o Brasil é craque. A substituição dos veículos movidos a petróleo (combustível fóssil)  para veículos movidos a etanol, eletricidade ou outros biocombustíveis.
  7. Política do Clima – também chamada de economia de baixo carbono, não há de demorar. Principalmente, os pagamentos por serviços ambientais e também os pagamentos para a preservação da floresta em pé, vindos de fundos de vários países. E este dinheiro já entra aqui no Brasil, principalmente para o  financiamento de  usinas eólicas e de aterros sanitários.
  8. Educação – a base é tudo. O maior problema da educação no Brasil são os primeiros anos. Tem muita escola que ainda não alfabetiza. Quem não lê e escreve corretamente, na idade certa, pode até passar de ano, mas nunca mais recupera a qualidade do ensino.
  9. O cigarro – está aí uma boa e eficiente política pública que o Brasil encampou e deu show de bola. O povo brasileiro fuma bem menos que o de outros países. Ontem, conversando com um médico ortopedista que opera muito, me disse que o cigarro faz mal até para o osso. Que fica mais fraco. Sujeito a mais fraturas. Quem dirá para os pulmões.
  10. A prevenção na saúde – é a parte mais importante.  Se cuidar para não adoecer é a parte mais barata da saúde. A cura da doença é mais cara e arriscada. Tomar as vacinas, lavar as mãos várias vezes ao dia, escovar os dentes, fazer exercícios físicos regulares, dormir bem e alimentação natural em quantidades certa, são exemplos que ajudam muito a economizar dinheiro e a ter melhor qualidade de vida.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.