Dia Internacional da Água

Dia Internacional da Água

A minha homenagem a este dia tão importante, onde se celebra a água no planeta. Principalmente, a água doce, água de beber, lavar, servir. Num momento em que se percebe o quanto ultimamente, aqui no Brasil, racionamentos de água e reservatórios são ameaçados a cada ano.

Feliz de quem tem uma Amazônia, como nós temos. É tão importante a floresta e as águas na regulagem do clima, das chuvas, na agricultura. Hoje, é um dia para ser comemorado mesmo. Um dia para que se discuta a importância das águas e a sua preservação. Que combata todas as práticas indevidas que matam rios, igarapés e nascentes de todos os tamanhos. É um dia sagrado para louvar a sua importância à vida. E entrar de qualquer jeito nas consciências dos homens que, muitas vezes, destroem as fontes de água.

Quero registrar aqui que, juntamente com uma equipe maravilhosa da SEDAM (Secretaria do Desenvolvimento Ambiental) de Rondônia, liderada pelo competente Coronel Vilson, consegui implantar o PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS, que foi aprovado pelo Conselho. Com isso, Rondônia se transformou em referência nacional em Outorga de Água.

Aconselho que nada que foi implantado deva parar. Que se continue a trabalhar o balanço hídrico do Estado para orientar políticas de dessedentação animal e irrigação. Mesmo com tudo isso, vê-se que ainda é pouco para salvaguardar os rios e as nascentes. O uso racional da água para os diversos fins econômicos tem que ser valorizado.

A água é um bem precioso. Indispensável. Necessário. Essencial. Que deve ser protegida por todos.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *