Emenda parlamentar para domar cavalo

Emenda parlamentar para domar cavalo

Não é lenda, mas, eu mesmo, quando Deputado Federal, anos 90, corri atrás de dinheiro para a doma racional de cavalo, na cidade de Ariquemes. Vocês podem achar isto tudo um tremendo absurdo, mas, eu observei que os peões de fazenda, naquela década, ainda domavam cavalos na base da tortura. Era espora afiada, chicote, bridão reforçado, arreio apertado, peão em cima e porrada.

A doma racional já era praticada em muitos países do mundo e estava chegando ao Brasil, principalmente, no Estado de São Paulo. Certo dia, peguei o avião e fui a Manaus, diretamente na SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus), apresentei o projeto de preparação de 20 (vinte) peões na área de doma racional. Eu queria o dinheiro para que a Prefeitura executasse o projeto. Claro, que não consegui.

Todo mundo achou aquilo tudo, um verdadeiro absurdo. Então, eu tive que enviar dois peões a São Paulo para fazer o curso e serem os multiplicadores no município e consequentemente, no Estado. Eu continuo batendo na mesma tecla – preparar mão de obra, em qualquer nível, é um grande investimento. Pode ser até mesmo, em doma racional de equinos.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.