Visita à Faperon

Visita à Faperon

Eu fui convidado pelo presidente da Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de Rondônia, Hélio Dias. Fui lá na última sexta-feira, 26, às nove horas, no seu auditório. Ele convidou várias entidades, várias federações e também a OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Rondônia, também pecuaristas, agricultores, garimpeiros. Ouvi primeiro todos os anseios, os pleitos deles, as necessidades e depois fiz os meus comentários.

Certo é que os assuntos tratados por eles são de interesse de todos, especialmente no apoio da regularização das terras do nosso estado, para que os pequenos agricultores possam fazer seus cadastros bancários, do Banco da Amazônia, principalmente, fazer empréstimos para a melhoria da produção leiteira, a diversificação das lavouras como o café, o cacau e outros.

Ninguém falou em desmatamento. Todos eles acham que está bom, que a gente deve fazer alguma mudança no pensamento do produtor rural, do estado de Rondônia, apoiando e clamando pela abertura da rodovia BR-319, que liga Rondônia à cidade de Manaus, como também a duplicação da BR-364. O setor garimpeiro também reclamou das perseguições, das destruições das dragas e a explosão de máquinas pelos órgãos ambientais. Fez uma série de considerações sobre o assunto.

Abordei todos os temas, me coloquei à disposição, anotei as diversas sugestões para encaminhamentos. E assim farei logo que recomeçarem nossos trabalhos, agora no mês de fevereiro. Gostei muito do convite.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.