Rondônia: vice-campeã de violência contra a mulher

Rondônia: vice-campeã de violência contra a mulher

Quando o Estado vai bem, a gente fica muito orgulhoso. Quando a gente tira nota dez numa prova, a gente fica orgulhoso. Quando a gente faz as coisas que dão certo, a gente fica orgulhoso. Vaidoso. Mas, a gente também fica triste quando há um reverso nas informações e na vida. Por exemplo, na semana passada o Data Senado apresentou uma pesquisa nacional sobre a violência contra a mulher no Brasil e o resultado não foi bom pra Rondônia.

Nós somos o segundo estado brasileiro com maior incidência de violência contra a mulher. Isso é muito grave. Essa é uma notícia muito ruim pra nós. As políticas de um modo geral, as decisões, devem ser tomadas na hora certa. E chegou a hora de reverter esses indicadores ruins do estado de Rondônia, porque no geral, o estado é maravilhoso.

Rondônia tem o tamanho, um pouco mais um pouco menos, que o Rio Grande do Sul, do estado de São Paulo, um pouquinho menor, mas tem uma população pequena, de um milhão e meio de habitantes. É um estado rico. Dá pra gente reverter esses indicadores ruins. Dá para o nosso estado ser um estado exemplar, desde que a gente faça as coisas certas. Nem que seja devagarzinho. Mas, lá na frente o resultado será muito proveitoso.

Nós estamos agora com essa notícia de sermos o segundo estado mais violento contra a mulher do Brasil, isso nos ofende a todos. Então, devemos mobilizar o estado a partir de decisões de governo, da própria sociedade, das prefeituras, das câmaras municipais, e de fazer uma grande cruzada em benefício do próprio estado, pra gente sair dessa marca feia. O primeiro, é o estado do Amazonas, o estado que tem o melhor desempenho, melhor índice, é o Piauí, um estado pobre. A gente pode dar uma avançada.

Por meio deste blog, chamo a atenção para as nossas mazelas que estão escondidas debaixo do tapete. A gente precisa encarar e trabalhar firmemente através de uma excelente comunicação, de campanhas nas escolas, de uma mídia inteligente, e de ações prontas para, justamente, proteger as mulheres vulneráveis.  Assim, nós vamos dar a volta por cima.

Tem outros dados que nós vamos ter que reverter também em Rondônia, para o bem da nossa imagem. Para o bem de um estado multirracial. Nós somos um punhado de Brasil dentro de nós mesmos. É um punhado do nosso país. Todos os estados estão em Rondônia representados. Então, vamos fazer bonito. O primeiro dever de casa é reverter esse péssimo indicador, de ser o vice-campeão brasileiro em violência contra a mulher.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.